Urubu em decomposição é encontrado em caixa d'água na 17ª Regional de Saúde
Por: Portal Tarobá
Um urubu morto foi encontrado dentro da caixa d’água da 17ª Regional de Saúde de Londrina na manhã desta terça-feira (26).
Como o reservatório abastece a unidade, o atendimento ao público precisou ser interrompido. O corpo do animal, em avançado estado de decomposição, foi encontrado boiando na água, que é consumida diariamente por funcionários e pacientes. Há dias, o mau cheiro já havia sido percebido.
O local foi fechado por conta da contaminação da água. Servidores denunciam também condições estruturais precárias, incluindo infiltrações, fios soltos e água escorrendo próximo a caixas de energia.
O órgão, responsável pelo armazenamento de medicamentos e insumos para 21 municípios, enfrenta problemas há pelo menos três anos. No ano passado, o teto chegou a ceder e equipes da defesa civil constataram irregularidades, mas nada foi resolvido.
O prédio não é próprio; a Secretaria Estadual de Saúde paga aluguel de R$ 40 mil por mês e mantém o contrato vigente, mesmo com os problemas.
A Secretaria de Estado da Saúde informou, em nota, que tomou providências imediatas após a identificação de alteração na coloração da água no prédio da 17ª Regional de Saúde, em Londrina. Assim que o fato foi percebido, a empresa responsável pela manutenção predial foi acionada e constatou a presença de um animal dentro da caixa d’água.
Foram adotadas todas as medidas de segurança necessárias: fechamento dos registros, esvaziamento e higienização completa da caixa, limpeza de toda a tubulação e substituição dos filtros.
A pasta ainda explicou que, para garantir a segurança dos trabalhadores, todos os servidores foram dispensados nesta terça-feira (26) e devem retornar nesta quarta-feira (27), após a conclusão dos serviços e a entrega do relatório da empresa.
A Sesa acompanha todo o processo por meio da equipe de Vigilância da Água, vinculada à Vigilância Sanitária, para assegurar a total normalização do abastecimento no local.
Nenhum comentário